quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Índios Fazem Devolução da Bíblia em 1985 para João Paulo II

bolivianos


LA PAZ – Os índios dos Andes e da América decidiram “aproveitar a vi­sita” do Papa João Paulo para devolver-lhe a Bíblia, pois, “em cinco séculos, ela não nos deu nem amor, nem paz, nem justiça”, segundo uma carta de dirigen­tes indígenas bolivianos enviada ao Sumo Pontífice. 

“Por favor, leve a sua Bíblia e a dê aos nossos opressores, cu­jos corações e cérebros precisam mais de seus preceitos morais”, acres­centam os índios na carta enviada ao Papa, que foi divulgada em La Paz, assinada por Máximo Flores, do Movimento Índio do Kallasuyo (Aymara) e Evmo Valeriano, do Partido Índio (Ay­mara) e Ramiro Reynaga, do Movi­mento Índio Tupac Katari (Kheswa), representando as comunidades da Bolívia e do Peru.

Reynaga disse que quando o Papa se encontrar em Cuzco, capital do anti­go império Inca, os índios lhe devol­verão os evangelhos levados por colo­ni­za­dores para oprimir os povos ameri­canos, e destruirão publicamente seus vestidos “ocidentais” para vestir seus trajes típicos. 

Ao tornar pública a carta ao Papa, o dirigente índio disse que “co­mo parte do intercâmbio colonial imposto, recebemos a Bíblia, que foi a arma ideológica do assalto colonialista. A espada espanhola que de dia atacava e matava corpos de índios, de noite se tornava a cruz que atacava a alma indígena”.

A carta destaca que os índios que podem saudar o Papa João Paulo quan­do chegar ao território de Tawan­tinsuyu, milenar por manter os pre­ceitos de paz e humanidade, e acres­centa: “Apesar de nossa enorme quanti­dade de minerais, petróleo, campos de plantação e outras riquezas, somos povos famintos, doentes, ignorantes, fanáticos por esta ou aquela seita, reli­giosa ou anti-religiosa”.

Em seguida, afir­ma que desde a chegada de Colombo à América, impõe-se uma cultura, um idioma, uma religião, alguns valores que correspondiam à Eu­ropa, a mesma que gerou tanto o co­munismo totalitário quanto o capitalismo injusto.

E agora, afirma o documento, “Sua San­tidade vem visitar e abençoar o opres­sor estrangeiro, aquele que des­fru­ta o sofrimento alheio ou vem visitar o povo natural oprimido, aquele que so­fre?” 

 As contradições não somente acon­tecem entre o comunismo e o capi­talismo ou entre a direita e a esquerda, mas também “na alternativa política vital, primeira e necessária, que está for­mada por duas opções: liberdade dos povos contra o colonialismo eu­ropeu”.




Texto tem como fonte o Jornal Estado de Minas (3-2-85).

Um comentário:

  1. Louvável a resposta dos índios ao entregar a bíblia para o papa de nada vale o que está escrito se o povo não quer mudar seus conceitos de maldade em seus corações tramando arquitetando falando e destruindo o seu próximo e não o amando como a si mesmo. Roma é uma mentira só fala mentiras e criou um deus de madeira que não tem sustentação na Torá e principalmente trocando a verdade da Torá pela mentira do 2ºtestamento ou seja a farsa de ser esse o messias quando na verdade ele está para vir e cumprir os reqüesitos adotados pela Tanak.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...