O que normalmente é conhecido no Ocidente como “Hinduísmo” é, essencialmente, um fenômeno da Índia. Ele é a fé predominante pelo menos para cerca de 80% da população da Índia. Uma vez que a religião é uma forma de vida na Índia, o “Hinduísmo” forma parte integral da tradição da Índia inteira. A seguir, veremos uma breve e básica discussão sobre esta religião universal.
1. Definição
Não é fácil definir o Hinduísmo, porque se trata mais do que uma religião no sentido Ocidental, o modo como nossa história antiga o vê.
Também conhecido pelos praticantes como Sanatana Dharma, o qual significa “imperecível ou eterno”; religião/verdade/justiça, o Hinduísmo poderá ser mais bem definido como uma filosofia de vida, baseado nos antigos ensinamentos dos sábios e das Escrituras, tais como os Vedas e os Upanishads.
Hindu Dharma, numa analogia para estudo, pode ser comparada com os frutos de uma árvore (veja a figura), a qual tem
suas raízes (1) representando os Vedas e Upanishads;
o tronco (2) simbolizando a experiência espiritual dos enumeráveis sábios e santos; seus ramos (3) representando as várias tradições teológicas,
e os frutos (4) conforme seus vários tamanhos e formas simbolizando as várias seitas e grupos.
De qualquer maneira, o conceito de Hinduísmo desafia uma definição completa, devido a sua exclusividade de ver os aspectos do sagrado.
1. Definição
Não é fácil definir o Hinduísmo, porque se trata mais do que uma religião no sentido Ocidental, o modo como nossa história antiga o vê.
Também conhecido pelos praticantes como Sanatana Dharma, o qual significa “imperecível ou eterno”; religião/verdade/justiça, o Hinduísmo poderá ser mais bem definido como uma filosofia de vida, baseado nos antigos ensinamentos dos sábios e das Escrituras, tais como os Vedas e os Upanishads.
Hindu Dharma, numa analogia para estudo, pode ser comparada com os frutos de uma árvore (veja a figura), a qual tem
suas raízes (1) representando os Vedas e Upanishads;
o tronco (2) simbolizando a experiência espiritual dos enumeráveis sábios e santos; seus ramos (3) representando as várias tradições teológicas,
e os frutos (4) conforme seus vários tamanhos e formas simbolizando as várias seitas e grupos.
De qualquer maneira, o conceito de Hinduísmo desafia uma definição completa, devido a sua exclusividade de ver os aspectos do sagrado.
2. Característica única
O Sanatana Dharma possui uma característica única; Ele não possui um fundador, e tampouco uma doutrina central para a qual as controvérsias possam ser referidas para a resolução
Tampouco há dogmas e coisas do gênero, conforme as religiões do Ocidente.
Tampouco há um tempo referido como tendo um início.
O Sanatana Dharma não exige que seus adeptos aceitem uma ideia cultural em detrimento de outra, ou na que as pessoas de hoje costumam associar.
O Sanatana Dharma é marcado, também, por uma atitude segundo a qual ajeita-se as perspectivas culturais religiosas dos outros, que não a sua própria, sendo por isso caracterizado por uma rica variedade de ideias e práticas, resultando no que, aparentemente, seja uma multiplicidade de religiões que se abrigam som o nome de “Hinduísmo”.
Por conseguinte, o Hindu ismo é a única tradição religiosa que assim diverge nas suas premissas teoréticas, e expressões práticas, sendo como uma “compilação de religiões”.
De acordo com o filosofo Jeaneane Fowler, o Hinduísmo jamais poderá ser organizado dentro de um modo particular de sistema de crenças: monismo, teísmo, monoteísmo, politeísmo, panteísmo, panenteísmo – uma vez que estes sistemas são reflexos de suas muitas faces.
Tampouco há dogmas e coisas do gênero, conforme as religiões do Ocidente.
Tampouco há um tempo referido como tendo um início.
O Sanatana Dharma não exige que seus adeptos aceitem uma ideia cultural em detrimento de outra, ou na que as pessoas de hoje costumam associar.
O Sanatana Dharma é marcado, também, por uma atitude segundo a qual ajeita-se as perspectivas culturais religiosas dos outros, que não a sua própria, sendo por isso caracterizado por uma rica variedade de ideias e práticas, resultando no que, aparentemente, seja uma multiplicidade de religiões que se abrigam som o nome de “Hinduísmo”.
Por conseguinte, o Hindu ismo é a única tradição religiosa que assim diverge nas suas premissas teoréticas, e expressões práticas, sendo como uma “compilação de religiões”.
De acordo com o filosofo Jeaneane Fowler, o Hinduísmo jamais poderá ser organizado dentro de um modo particular de sistema de crenças: monismo, teísmo, monoteísmo, politeísmo, panteísmo, panenteísmo – uma vez que estes sistemas são reflexos de suas muitas faces.
3. Origens
A palavra “hindu” é derivada do nome do “rio Indus”, o qual flui através do norte da Índia. Nos tempos antigos, o rio era chamado de Sindhu, mas os Persas, que migraram para a Índia, chamaram-no de rio Hindu; a terra do Hindustão, e a seus habitantes de “hindus”. Assim, a religião seguida pelos Hindus veio a chamar-se de Hinduísmo.
De acordo com muitos historiadores, a origem do Hinduísmo está datada antes de 5.000 anos a.C.
Entretanto outros fazem uma datação muito anterior a essa...
De qualquer modo o Hinduísmo é considerado a religião mais antiga da história da nossa atual civilização humana, e, segundo Blavastsky
O Budismo, é uma emanação do Hinduísmo, e ambos são filhos de uma mesma mãe... a antiga Sabedoria Lemuro-Atlante.
“As tradições como a dos Boêmios, dos Franco-Maçons, dos Egípcios e a dos cabalista, corroboradas pela própria ciência oficial, estão de acordo em considerar a Índia como origem de nossos conhecimentos filosóficos e religiosos.” A Cabala - Papus – 120
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No Hinduísmo, encontra-se desde sistemas altamente intelectuais, que envolve conceitos metafísicos de alta complexidade, formando assim um corpo de doutrina esotérica, até práticas rituais populares ou exotéricas.
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Sem necessidade de, no momento, discorrer mais sobre o Hinduísmo, pois sua Tradição será extensamente abordada no decorrer desse estudo, tenho, no entanto a necessidade de apresentar sua literatura:.
1. os Vedas – a fonte espiritual do Hinduísmo, que forma uma coleção de antigos textos escritos por sábios e videntes. São 4 ao todo, sendo o mais antigo o Rig Veda, e no mais recente é o
2. Upanishads – que elabora um conteúdo prático e filosófico, contendo a essência da mensagem espiritual em seus versos.
3. Ramayana – sobra a vida de Rama.
4. Mahabharata – a antiguidade deste texto é um assunto controvertido, cada autor ou estudioso do assunto dão opiniões contraditórias, mas, é um épico que constitui a base da mitologia Hindu, onde encontramos o texto do
5. Bhagavad Gita - ou simplesmente Gita com é chamado, que relata a história de uma guerra entre duas famílias, onde fica claro que a ‘guerra’ é em sentido mais figurado do que real, representando, na verdade, a batalha espiritual da natureza humana em busca de iluminação, como podemos comprovar com o seguinte verso:
“Mata então com a espada da sabedoria
a dúvida nascida da ignorância que jaz em seu coração.
Fica em harmonia consigo mesmo, em Yoga ,
E ergue-te, grande guerreiro, ergue-te.”
Cp.4 v 42
aqui o termo Yoga significa segundo H.P. Blavatsky, - ‘completa tranquilidade mental’,ou como Richard Wilhelm que traduz esse termo como significando um recurso ou meio de união entre os opostos, alcançando assim uma completa tranquilidade.
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No Hinduísmo, encontra-se desde sistemas altamente intelectuais, que envolve conceitos metafísicos de alta complexidade, formando assim um corpo de doutrina esotérica, até práticas rituais populares ou exotéricas.
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Sem necessidade de, no momento, discorrer mais sobre o Hinduísmo, pois sua Tradição será extensamente abordada no decorrer desse estudo, tenho, no entanto a necessidade de apresentar sua literatura:.
1. os Vedas – a fonte espiritual do Hinduísmo, que forma uma coleção de antigos textos escritos por sábios e videntes. São 4 ao todo, sendo o mais antigo o Rig Veda, e no mais recente é o
2. Upanishads – que elabora um conteúdo prático e filosófico, contendo a essência da mensagem espiritual em seus versos.
3. Ramayana – sobra a vida de Rama.
4. Mahabharata – a antiguidade deste texto é um assunto controvertido, cada autor ou estudioso do assunto dão opiniões contraditórias, mas, é um épico que constitui a base da mitologia Hindu, onde encontramos o texto do
5. Bhagavad Gita - ou simplesmente Gita com é chamado, que relata a história de uma guerra entre duas famílias, onde fica claro que a ‘guerra’ é em sentido mais figurado do que real, representando, na verdade, a batalha espiritual da natureza humana em busca de iluminação, como podemos comprovar com o seguinte verso:
“Mata então com a espada da sabedoria
a dúvida nascida da ignorância que jaz em seu coração.
Fica em harmonia consigo mesmo, em Yoga ,
E ergue-te, grande guerreiro, ergue-te.”
Cp.4 v 42
aqui o termo Yoga significa segundo H.P. Blavatsky, - ‘completa tranquilidade mental’,
4. Princípios fundamentais
Uma vez que “religião” e cultura são termos próximos e inter-relacionados no Hinduísmo, expressões como
Bhakti - devoção
ou Dharma - o que é correto,
Bhakti - devoção
ou Dharma - o que é correto,
bem como
Yoga - disciplina,
são usadas descrevendo os aspectos essenciais da religião.
O Hinduísmo tem a adoração ao ídolo ou Deidade;
crê na reencarnação da alma,
bem como nas leis do Karma - ação e reação;
na verdade ou Dharma,
bem como busca Moksha ou Libertação.
Entre os ideais morais do Hinduísmo encontra-se o
Ahimsa ou não-violência,
bem como a Veracidade,
amizade, compaixão, coragem, perdão,
autocontrole, pureza e generosidade.
Yoga - disciplina,
são usadas descrevendo os aspectos essenciais da religião.
O Hinduísmo tem a adoração ao ídolo ou Deidade;
crê na reencarnação da alma,
bem como nas leis do Karma - ação e reação;
na verdade ou Dharma,
bem como busca Moksha ou Libertação.
Entre os ideais morais do Hinduísmo encontra-se o
Ahimsa ou não-violência,
bem como a Veracidade,
amizade, compaixão, coragem, perdão,
autocontrole, pureza e generosidade.
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