domingo, 28 de agosto de 2011

Itália - a magia de ALBEROBELLO


Fica ao Sul da Itália

na Região de Plugia

Pode parecer um sonho, mas, no mundo real, existe uma cidadezinha encantada, onde as habitações são brancas, feitas de pedras sobrepostas e telhado cônico, sobre o qual são desenhados, com cal branca, símbolos cristãos e pagãos.


Sua origen remonta a meados do século XIV




Sobre o planalto delle Murge e na cerrada Selva di Fasano, fixaram-se, no período pré-histórico, tribos vindas do Oriente Médio, habituadas a construir túmulos e Specchie para proteger-se das tempestades, dos ventos, da neve e do calor. 



Esses povos trouxeram tradições de vida e de morte, como o costume de construir habitações com cúpulas cônicas, iguais às existentes no território Assírio, com pináculos e símbolos mitológicos como os que vemos sobre os Trulli de Alberobello.




Ainda que os trulli tenham sido construídos em época remota, a sua difusão nos campos e em alguns centros, como Alberobello, começou no final de 1500, quando o vice-rei do Reino de Nápoles permitiu que os camponeses cultivassem uvas e hortaliças – até então, as terras serviam somente para o pasto – e construíssem casas a secco, ou seja, feitas de pedras sobrepostas, sem argamassa e sem cimento. 




Em Alberobello há mais de mil trulli, espalhados pelas estradinhas da cidade.





























 



2 comentários:

  1. Meu Deus...que coisa mais linda!!!!
    É de verdade? Mora gente aí?

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkk

    e num é que mora?
    vamos mudar pra lá
    não parece uma vila de Hobits?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...