Fica ao Sul da Itália
na Região de Plugia
Pode parecer um sonho, mas, no mundo real, existe uma cidadezinha encantada, onde as habitações são brancas, feitas de pedras sobrepostas e telhado cônico, sobre o qual são desenhados, com cal branca, símbolos cristãos e pagãos.
Sua origen remonta a meados do século XIV
Sobre o planalto delle Murge e na cerrada Selva di Fasano, fixaram-se, no período pré-histórico, tribos vindas do Oriente Médio, habituadas a construir túmulos e Specchie para proteger-se das tempestades, dos ventos, da neve e do calor.
Esses povos trouxeram tradições de vida e de morte, como o costume de construir habitações com cúpulas cônicas, iguais às existentes no território Assírio, com pináculos e símbolos mitológicos como os que vemos sobre os Trulli de Alberobello.
Ainda que os trulli tenham sido construídos em época remota, a sua difusão nos campos e em alguns centros, como Alberobello, começou no final de 1500, quando o vice-rei do Reino de Nápoles permitiu que os camponeses cultivassem uvas e hortaliças – até então, as terras serviam somente para o pasto – e construíssem casas a secco, ou seja, feitas de pedras sobrepostas, sem argamassa e sem cimento.
Em Alberobello há mais de mil trulli, espalhados pelas estradinhas da cidade.
Meu Deus...que coisa mais linda!!!!
ResponderExcluirÉ de verdade? Mora gente aí?
kkkkkkkkkkkkkk
ResponderExcluire num é que mora?
vamos mudar pra lá
não parece uma vila de Hobits?