quinta-feira, 14 de abril de 2011

No Uruguai, anistia recíproca é anulada

Publicado em 13-Abr-2011
 
 
Nas primeiras horas da madrugada de hoje, o Senado do Uruguai anulou a Lei de Anistia recíproca editada logo após o fim da ditadura militar (1985) e que, além de contemplar as vítimas da repressão, perdoava, também, os militares, policiais e demais agentes civis que praticaram crimes durante o regime.

Com a revogação, agora estes militares, policiais e demais agentes da ditadura que torturaram, prenderam, mataram, e desapareceram com corpos dos que combateram e resistiram ao regime de arbítrio, sem exceção podem ser julgados no Uruguai.

E nós, até quando vamos esperar pela justiça e a reparação aqui no Brasil? 26 anos após o término da ditadura militar brasileira (em 1985, mesmo ano em que acabou a do Uruguai) continuamos com os arquivos militares da repressão ainda lacrados e nem conseguimos aprovar a nossa Comissão da Verdade e Justiça.

O projeto de criação da Comissão está no Congresso Nacional e, ainda há uma expectativa de que vencidas as resistências que partem, principalmente, de setores militares, ele seja aprovado ainda neste 1º semestre.

A ditadura uruguaia, que começou com um presidente civil (Juan Maria Bordaberry) e descambou para um regime militar dos mais violentos entre os implantados no continente, durou 12 anos (1973-1985), sete a menos que a do Brasil e acabou no mesmo ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...