segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O que é a Psique?

DI - 441
"...A psique não é um caos feito de caprichos e de casualidades, mas uma realidade objetiva, à qual os pesquisadores podem chegar pelos métodos das Ciências naturais. Há indícios que os processos psíquicos guardam uma relação energética com o substrato fisiológico. Como se trata de acontecimentos energéticos, eles só podem ser interpretados como processos energéticos, ou, embora seja impossível medir os processos psíquicos, só podemos conceber as mudanças perceptíveis produzidas pela psique como fenômeno energético....

...a Psicologia insiste em empregar seu conceito próprio de energia para exprimir a atividade da alma, evidentemente não utiliza uma fórmula matemática aplicável à Física, mas sua analogia...

... Na Psicologia, a medição exata das quantidades é substituida por uma determinação aproximativa das intensidades... As intensidades psíquicas e suas diferenças gradativas apontam para processos quantitativos que são, entretanto, inacessíveis à observação ou à medição diretas....

Se essas qualidades pudessem ser medidas, a psique nos apareceria como algo que se localiza e se movimenta no espaço, como alguma coisa à qual se poderia aplicar a fórmula da energia...

Por isto, como a massa e a energia são da mesma natureza, a massa e a velocidade deveriam ser conceitos adequados à psique, porque esta produz efeitos observáveis no espaço, ou, em outras palavras: ela deveria possuir um aspecto sob o qual aparecesse como uma massa em movimento.

Caso não se queira postular uma harmonia preestabelecida com relação aos fenômenos físicos e psíquicos, resta apenas a alternativa de uma interação. Mas esta hipótese exige uma psique que toca a matéria em qualquer ponto e, inversamente, uma matéria com uma psique latente..."

DI - 660
"A convicçõa moderna ... conduziu, em última análise, a uma "Psicologia sem alma", isto é, a uma psicologia onde a atividade psiquica nada mais é do que um produto bioquímico... Ninguém, atualmente, poderia ousar fundar uma Psicologia científica sobre o postulado de uma alma autônoma e independente do corpo.

A idéia de um espírito subsistente em si mesmo, de um sistema cósmico fechado, que seria a premissa necessária à existência de almas individuais autônomas, é extremamente impopular, pelo menos entre nós..."

DI - 661
"... A impopularidade de semelhante empreendimento não deve assustar-nos, porque a hipótese do espírito não é mais fantástica do que a da matéria. Não possuindo a mínima idéia de como o psíquico possa emenar do físico, e sendo o psíquico um fato inegável da experiência, te,os a liberdade de inverter as hipóteses, ao menos nesse caso, e supor que a psique provém de um princípio espiritual tão inacessível quanto a matéria...

Na verdade essa Psicologia não poderá ser moderna, porque moderno é negar essa possibilidade. Por isto, quer queiramos quer não, devemos remontar à doutrina de nossos ancestrais sobre a alma, porque foram eles que conceberam semelhantes hipóteses."

DI- 662
"Segundo a velha concepção, a alma era especialmente a vida do corpo, o sopro de vida, uma espécie de força vital que entrava na ordem física, espacial, durante a gravidez, o nascimento ou concepção, e de novo abandonava o corpo moribundo com o último suspiro. A alma em si era um ser que não participava do espaço e, sendo anterior e posterior à realidade corporal, situava-se à margem do tempo, gozava praticamente da imortalidade..."

DI - 669
"A idéia de imortalidade da alma, por inaudita que nos pareça, nada tem de surpreendente para o empirismo primitivo. Não há dúvida que a alma é algo estranho. Ela não é localizável no espaço, embora tudo o que existe ocupe um espaço.

Na verdade, achamos que nossos pensamentos se situam na cabeça mas, quando se trata dos sentimentos, mostramo-nos inseguros, porque parecem que eles residem mais na região do coração. Nossas sensações estão destribuidas por todo o corpo. Nossa teoria sustenta que a sede da consciência está na cabeça. Os índios Pueblos, porém, me diziam que os americanos eram loucos, porque pensavam que suas idéias se achavam na cabeça, ao passo que toda pessoa de juízo sadio pensa com o coração...."

DI - 670
"A esta incerteza quanto à localização espacial acrescenta-se uma outra dificuldade, qual seja o fato de que os conteúdos psíquicos assumem um aspecto não-espacial, logo que se distanciam da esfera da sensação. Que medida de comprimento podemos aplicar aos pensamentos? São pequenos, grandes, longos, delgados, pesados, líquidos...?

...Se procurarmos uma representação viva para uma entidade de quatro dimensões e que esteja, consequentemente, à margem do espacial, o melhor modelo que se nos apresenta é o pensamento."

DI- 671
"Tudo seria, portanto, muito mais fácil, se fosse possível negar a existência da psique. Mas aqui nos defrontamos com a experiência mais imediata de algo existencial, implantado na realidade de nosso mundo tridimensional, mensurável e ponderável, e que, sob todos os pontos de vista e em cada um de seus elementos, é espantosamente diferente dessa realidade embora ao mesmo tempo a reflita...

A alma poderia ser, ao mesmo tempo, um ponto matemático e possuir as dimensões do universo, das estrelas fixas. Não podemos antipatizar-nos com a intuição primitiva segundo a qual uma entidade tão paradoxal toca o divino.

Se a alma não ocupa espaço, é incopórea. Os corpos morrem, mas o que é invisível e inextenso pode deixar de existir?..."

DI - 672
"Compreenderemos facilmente que a antiga concepção tenha atribuído à alma um conhecimento superior e mesmo divino, se consideramos que culturas antigas,... utilizaram sempre os sonhos e as visões como fonte de conhecimento. Com efeito, o inconsciente dispõe de percepções subliminares cujo espectro e extenção toca as raias do maravilhoso. Por reconhecerem este estado de coisas, ... utilizaram os sonhos e as visões como importante fontes de informações, e sobre esta base psicológica elevaran-se antiquissimas e poderosas culturas, como a hindu e a chinesa, que desenvolveu filosófica e praticamente até os mínimos detlhes, a via do conhecimento interior."

DI - 673
"A apreciação da psique inconsciente como fonte de conhecimentos não é, de forma nenhuma, tão ilusória como nosso racionalismo ocidental pretende. Nossa tendência é supor que qualquer conhecimento vem do exterior.Mas hoje sabemos com certeza que o inconsciente possui conteúdos que se pudessem tornar-se conscientes, constituiriam um aumento imenso de conhecimento...."

mais adiante voltaremos ao assunto.


DI - 421
"... A Física... está em condições de fazer explodir fómulas matemáticas ...(e) matar setenta e oito mil pessoas de uma só vez.

DI - 422
"... a Psicologia pode lembrar, com toda humildade, que o pensamento matemático é também uma função psíquica graças à qual a matéria pode ser organizada de tal maneira que os átomos ligados por tremendas forças explodem, o que jamais lhes aconteceria segundo a ordem natural, pelo menos na forma como se apresentam.

A psique é um fator de perturbação das leis do cosmo, e se algum dia conseguíssemos causar algum dano à Lua, através da fissão atômica, isto seria obra da psique."

DI - 423
" A psique é o eixo do mundo; e não é só uma das grandes condições para a exoistência do mundo, em geral, mas constitui uma interferência na ordem natural existente, e ninguém saberia dizer com certeza onde esta interferência terminaria afinal.... devemos ressaltar, com tanto maior ênfase, que uma alteração, por menor que seja, em um fator psíquico, se é uma alteração de princípio, é da maior importância para o conhecimento do mundo da imagem que temos dele..."

DI - 428
"Daqui se infere que a psique, quando perde o equilíbrio, não somente perturba a ordem natural, mas destrói a própria criação...."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...