sábado, 17 de março de 2012

A estrada: você tem que percorrê-la sozinho

 (Trechos III; W. Whitman)

Vadio uma jornada perpétua,
Meus sinais são uma capa de chuva e sapatos
         [ confortáveis e um cajado arrancado
         [ do mato ;
Nenhum amigo fica confortável em minha cadeira,
Não tenho cátedra, igreja, nem filosofia;
Não conduzo ninguém à mesa de jantar ou à
         [ biblioteca ou à bolsa de valores,
Mas conduzo a uma colina cada homem e mulher
         [ entre vocês,
Minha mão esquerda enlaça sua cintura,
Minha mão direita aponta paisagens de
         [ continentes, e a estrada pública.

Nem eu nem ninguém vai percorrer essa estrada  pra você,
Você tem que percorrê-la sozinho.

Não é tão longe assim... está
ao seu alcance,
Talvez você tenha andado nela a vida toda e não
         [ sabia,
Talvez a estrada esteja em toda parte sobre a
         [ água e sobre a terra.

Pegue sua bagagem, eu pego a minha, vamos em
         [ frente;
Toparemos com cidades maravilhosas e nações  livres no caminho.

Se você se cansar, entrega os fardos, descansa a
         [ mão macia em meu quadril,
E quando for a hora você fará o mesmo por mim;
Pois depois de partir não vamos mais parar.

Walt Whitman

Um comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...