quinta-feira, 8 de março de 2012

Dia da Mulher - 8 de Março de 2012 -

Algumas postagens interessantes nas comunidades do Orkut que colocarei aqui:

de rubens zárate . 

Castoriadis disse: a mais importante revolução do século XX se fez sem partido, sem comitê central, sem manifesto ou textos centrais. Foi a revolução feminina. Ela ocorreu um pouco por toda a parte. Mulheres que não sabiam, uma da outra, estavam simultaneamente - e muitas vezes sozinhas - lutando pela igualdade e contra a opressão. É impressionante isso.

by renato janine






 
por Eliana G -

História do Dia Internacional da Mulher

Significado do dia 8 de março, lutas femininas, importância da data e comemoração, conquistas das mulheres brasileiras, história da mulher no Brasil, participação política das mulheres, o papel da mulher na sociedade.

Todos sabem que o preconceito é um marco presente na vida da humanidade e a mulher não ficou de fora, em razão dele sofreu grandes perdas.

Ao longo da história, as mulheres estiveram sempre subjugadas às vontades dos homens, a trabalhar como serviçais, sem receber nada pelo seu trabalho ou então ganhavam um salário injusto, que não dava para sustentar sua família.

Em razão desses e tantos outros modos de discriminação, as mulheres se uniram para buscar maior respeito aos seus direitos, ao seu trabalho e à sua vida. 



História do 8 de março

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. 
Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
 

A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.

Porém, somente no ano de 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).
 




Em todo o mundo, as mulheres são lembradas, neste dia, de forma especial, porém a maior parte das celebrações não interferem, de fato, na dura realidade dessas mulheres.
 
 
Vejamos alguns exemplos aqui no Brasil: 
• As mulheres são, hoje, 30% dos chefes de familia,
mas ganham, em média apenas 65% do valor dos salários dos homens.

• A situação das mulheres negras é ainda pior, pois chegam a receber salários que representam a metade do valor recebido pelas mulheres brancas.

• Além dessas condições a que estão submetidas, muitas mulheres fazem a dupla jornada de trabalho, porquanto assumem, além do emprego fora de casa, a responsabilidade toatal pelas tarefas domésticas e o cuidado aos filhos.

• Ocorrem 4 milhões de abortos por ano, dos quais 10% das mulheres que o fazem, morrem em consequencia das precarias condições nas quais os mesmos são feitos.

• A cada 4 minutos uma mulher é vitima de algum tipo de agressão em distintas classes sociais.

São fatos como esses que fazem desse dia um dia de luta, para que a diferença biológica que destingue um homem de uma mulher não seja justificativa para a intolerância, a opressão, a desigualdade de direitos e diferentes formas de violência a que as mulheres são submetidas.
  


Fukumaro 福丸 Roberto - 22:06


Os machistas no Dia Internacional da Mulher mulheres...


 vocês embelezam o mundo....

esse vocês já conhecem de outros posts.É aquela pessoa “simpática” que pensa que mulheres são enfeites. Entram na mesma categoria os piegas do “uma flor para outra flor”. Pra essa pessoa, uma mulher é, na verdade, um vaso de flores gigante: enfeita a sala, não se move sozinho, precisa de alguém pra mantê-lo vivo, e é mudo.

parabéns por ser mulher


eu, hein? Esse aí pegou o bonde andando e não entendeu nada. Que tal parabenizar as mulheres por, em pouco mais de um século, terem mudado a sociedade completamente, e pra melhor? Que tal parabenizá-las por terem largado uma vida como objetos, e se tornarem sujeitos de direito? Que tal parabenizá-las por abdicarem de uma vida de inatividade política, e exigirem o direito de votar e serem votadas? Mas não… quem parabeniza a mulher por ser mulher não percebe nada disso. Pra ele, o que importa é que a mulher é a coisa mais importante do mundo. Desde que caladinha, obediente, delicada, amorosa. Ou, em outras palavras, enfeitando o ambiente, igualzinho à opinião do machista do tópico anterior.

eu adoro as mulheres, afinal, nasci de uma


quem fala essa pérola é aquela pessoa que pensa que ser mulher é igual a ser mãe. Um reducionismo impressionante! Homem pode ter profissão, pode ser solteiro, casado, ter filhos, e continua sendo homem… já mulher só é mulher se for mãe. Essa teoria só não explica como classificar alguém que não pertence ao sexo masculino, nem tem filhos.

O curioso é que, nessas horas, não existe pai: eu adoro os homens, afinal, nasci de um… O filho é só da mãe (mas quando se trata de controlar o corpo e a vida da mãe, aí o pai/”dono” aparece rapidinho…)


falta um dia do homem

tadinho, está se sentindo abandonadinho porque não tem um dia com o nome “homem”. Se ele parar de olhar pro próprio umbigo, vai perceber que todos os dias são dos homens, nem precisa de uma data oficial pra isso. São eles que ainda têm todos os privilégios na sociedade. Afinal, o homem não se torna homem só porque é pai, ele não recebe menos por ser  homem, não tem menos chances no mercado de trabalho porque é homem, não é descartado porque ficou gordo, velho ou grávido, não é tratado como invasor da profissão alheia só porque é homem… Quem reclama que não tem um dia do homem é um egoísta que está chorando de barriga cheia.

Pergunte se ele quer trocar de lugar com uma mulher, assim ele vai ter um dia pra ele; você vai ouvir a resposta negativa mais escandalosa do mundo. Na verdade, ele odeia tanto as mulheres que acha que elas só servem pra ficar caladas, fazendo serviços domésticos e sexuais, e enfeitando o ambiente. Mudas, é claro, pois se reivindicarem qualquer coisa (inclusive uma data de luta), estão exagerando os problemas pra chamar a atenção. E, caso não tenham entendido ainda, só ele pode chamar a atenção…



os outros 364 dias são do homem, huahuahua

esse aí parou o cérebro na época da ditadura militar. Naquela época, todas as datas eram pra elogiar o status quo, e esconder o tanto de coisas que eram mantidas erradas à força. Com a democracia, voltamos a colocar o dedo na ferida e as datas ditas comemorativas se tornaram datas problematizadoras, pois elas dão visibilidade a questões que muitos homens querem esconder, especialmente se o assunto for sexismo. Se o homem tem orgulho de usar a força (das mãos, da lei, das armas, da religião, da mídia) para manter seu status de dominador, e ainda ri disso, é sinal que está completamente em descompasso com o mundo atual e que não respeita mulher nenhuma. É um insensível e, no mínimo, omisso em relação à violência contra as mulheres. E é triste ver alguém tão estúpido ter orgulho dessa estupidez.



pra quê um dia desses? Vocês já são iguais a nós!

esse aí não leu meu post do ano passado. Provavelmente, a última coisa que ele leu foi que a Constituição da República declarou que homens e mulheres têm direitos iguais. De lá pra cá, não leu mais jornais nem revistas, não assistiu televisão nem conversou com ninguém, pois não sabe que a igualdade de fato está longe de ser alcançada. Tivemos de fazer uma lei pra combater violência doméstica, ainda precisamos de pressão política para melhorar as condições de trabalho, saúde e educação das mulheres, e falta acabar com o sexismo em todas as suas formas. Que igualdade é essa que tem tantas  distorções e necessidade de correções? Conversar com gente desatualizada é terrível… pior ainda é quando têm orgulho de estar, pelo menos, 20 anos atrasados…



o dia é de comemoração, e você vai reclamar?

outro que parou na época dos militares e acha que tudo é pra comemorar. A
vida dele é uma festa, e ele não percebe que a vida das mulheres
raramente é assim. A vantagem é que, querendo ou não, ele vai ter de
ouvir as reclamações. Quem sabe alguma delas entra na sua cabecinha
retrógrada e muda alguma coisa – pra melhor – na vida das mulheres que
convivem com ele?



continue a ser essa mulher linda, doce, gentil e afetuosa que você é

aviso para as mulheres: se vocês não são lindas, doces, gentis,
afetuosas nem sensíveis o tempo todo, vocês não são mulheres. Favor
passarem para a categoria “inadequada”, pois não sabemos o que vocês
são. Homens são homens, não importa suas características. Até os
trogloditas consideram que dizer que um homem é gentil pode ser um
elogio. Mas, seguindo a lógica do machista, uma mulher, quando não é
gentil, deixa de ser mulher. Aí a gente volta pra aquele modelo do
primeiro exemplo: mulher só é mulher quando se torna um vaso de flores
gigante e mudo.

E ainda acham que estão nos parabenizando…

http://cynthiasemiramis.org/2008/03/07/os-machistas-no-dia-internacional-da-mulher/
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...